domingo, 10 de junho de 2012

Como realizar um bom planejamento para Educação Infantil?





Você que leu os conteúdos deste blog, deve ter percebido que todos estão relacionados às práticas na Educação Infantil.

Relembre os tópicos abordados no blog fazendo os exercícios que seguem nos links abaixo:





Conhecer as características da faixa etária com a qual se trabalha é fundamental para iniciar um bom planejamento, pois sabendo dos interesses dos alunos, fica mais fácil projetar atividades que venham ter sucesso em sua sala de aula.

Com alunos pequenos, de até seis anos de idade, é importante que a rotina seja levada em conta na hora de planejar.





Não é necessário seguir uma ordem das atividades de rotina, elas devem se adequar ao trabalho da escola e aos horários disponíveis para cada uma delas. 


Brinquedo Livre


O professor pode participar do brinquedo livre, tomando o cuidado para não interferir e não criar regras para as crianças. Esse momento é importante, pois, o professor consegue observar o comportamento das crianças e suas preferências o que pode contribuir para o planejamento, ou mesmo identificar possíveis problemas de aprendizagem enquanto brincam.



Rodinha


A rodinha serve para que as crianças possam se ver enquanto conversam, trocam ideias e aprendem. Para fazer esse círculo o professor pode dispor almofadas individuais ou ainda um grande tapete, para que esse momento seja agradável e confortável e assim possa prender a atenção durante as atividades.

Na educação infantil, ao invés do professor chamar seus alunos utilizando uma lista, ele pode fazer fichas individuais com o nome de cada criança, podendo conter uma figura que irá contribuir para que a criança faça a associação ao seu nome. O momento torna-se lúdico e prazeroso à turma. A chamada pode ser feita de diversas maneiras. O professor pode mostrar as fichas questionando a quem pertence, qual a letra inicial, quantidade de letras, comparar as letras do seu nome com o dos colegas. Pode-se variar deixando todas as fichas no centro da roda para que cada um retire a sua, ou ainda uma das crianças pode fazer as vezes do professor, mostrando as fichas e questionando os colegas (esse momento costuma ser bem proveitoso pois eles se sentem respeitáveis perante o grupo, lembrando que a cada dia a oportunidade deve ser passada a uma criança diferente). Feita a chamada as fichas podem ser dispostas em um mural ou quadro de pregas, como esse da foto, feito com isopor e papel pardo. São materiais de baixo custo e a confecção do quadro é bem simples.





Durante a rodinha é o momento ideal para se realizar a hora do conto, seja com livro ou outro recurso didático, como é o caso dos fantoches.


Fonte: http://www.essaseoutras.com.br


Aprender Fazendo

Você conhece outros recursos para contar histórias? Quais?
Converse com seus colegas e discutam sobre as diversas possibilidades. Depois, escolha um livro de literatura infantil e em grupos criem diferentes recursos. Usem a a criatividade e lembrem-se que o mais importante é chamar a atenção das crianças para a histórias.
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Palavra de "Profe"
 O momento ideal para se apresentar algum objeto de estudos é durante a rodinha,. Certa tarde meus alunos da faixa etária cinco, encontraram uma lagarta no pátio um pouco antes da saída, quando a maioria dos colegas já haviam ido embora. Na ocasião, estávamos estudando as borboletas e o momento foi mágico, pois falávamos sobre as fases da metamorfose e a lagarta só aparecia nos vídeos e livros. 

O momento foi de muita euforia, e os meninos não viam a hora de poder compartilhar a descoberta com a turma. No dia seguinte, a surpresa: os dois puderam mostrar na rodinha a lagarta que haviam encontrado e que com a ajuda da professora colocaram num recipiente transparente e com ventilação. 

A turma toda vibrou e pode observar diariamente a transformação do inseto. Neste caso a rodinha foi feita no pátio da escola, em um cantinho não habitual, o que chamou ainda mais a atenção das crianças. Variar os espaços da rodinha é bem interessante, pois não fica monótono e os pequenos exploram espaços diferentes da sua sala de aula. Os resultados são surpreendentes...experimente com sua turminha!

Veja a lagarta que encantou e colaborou com o estudo das borboletas:



Higiene


A ida ao banheiro é um momento de aprendizagem. Parece algo corriqueiro e sem importância aos olhos de muitos adultos, mas até os cinco anos de idade, muitas crianças ainda são auxiliados pelos pais e quando chegam à escola, sentem-se "desamparados" pois terão que fazer sozinho, o que em casa não era necessário, pois sempre tiveram a ajuda dos pais ou familiares. Neste momento, o professor pode começar a desenvolver a autonomia das crianças, explicando que eles já tem condições de realizar sem ajuda a higiene, que precisam ser cuidadosos e sempre lavar as mãos com sabonete após a ida ao banheiro. Aos poucos o grupo vai se habituando e fazendo a higiene corretamente.

Hábitos de higiene devem ser trabalhados a todo o momento com as crianças, não somente na ida ao banheiro, mas antes de lanchar, após realizar alguma atividade artística envolvendo materiais como cola, tinta e massinhas. Em algumas escolas é possível também realizar a escovação dos dentes.

Não apenas a higiene pessoal, mas do ambiente em que convivem na escola é importante ressaltar. As crianças não precisam ser pequenos faxineiros, mas manter seus materiais, mesas e espaços limpos é simples, sem falar que eles adoram brincar com vassouras e panos imitando os adultos.


Lanche



Há quem pense que a hora do lanche é uma perda de tempo, afinal de contas, as crianças levam quase trinta minutos para comer um simples sanduíche, tempo esse que poderia ser utilizado com alguma atividade.

Engano de que pensa assim. A hora do lanche envolve mais aprendizado do que se possa imaginar. Desde o incentivo a uma alimentação saudável, os diferentes tipos de alimentos, cheiros e sabores podem ser explorados, além de trabalhar outras questões como a de compartilhar alimentos com os colegas e até mesmo matemática.

Matemática? Isso mesmo! Observe enquanto as crianças lancham, geralmente biscoitos e waffers são contados pelas crianças, e algumas fazem a divisão entre os colegas. Você nunca havia pensado nisso? Certamente agora você não vai mais "perder tempo" enquanto as crianças lancham, pelo contrário, vai explorar as diversas possibilidades de aprendizado que esse momento oferece.




Motricidade Fina – Atividades Artísticas


 

Desenhos prontos não estimulam a criatividade das crianças. Em alguns casos até frustram as crianças que até negam-se a desenhar, dizendo que não sabem. Desenhos para colorir, xerocados podem ser muito bonitos, mas os deixem de lado na hora de “fazer arte com as crianças”.

          Oportunize momento para que as crianças possam explorar os diversos materiais como giz de cera, lápis de cor, tintas, cola, argila e giz de quadro. Quando não são obrigados a desenhar uma casa, ou outro objeto designado pelo professor, a criança sente-se livre para fazer seus traçados sem se preocupar em fazer certo ou errado.
Trabalhar com diferentes papéis e texturas também é importante, como papel sulfite, pardo, revistas, jornais e lixas. Desenhos livres, rasgaduras e colagem podem ser propostos antes de pedir um determinado desenho.

Motricidade Ampla- Atividades de Educação Física



Essas atividades costumam ser as preferidas das crianças. Além da diversão em participar de jogos e brincadeiras, descobrir e conhecer o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites.

 As atividades físicas e os jogos possibilitam o desenvolvimento das habilidades motoras de forma harmônica, estabelecem vínculos afetivos e troca, socializando com o outro. Entre um jogo e outro, pode-se realizar as rodas cantadas que já vimos nos textos anteriores.

É importante variar as atividades. No site da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é possível encontrar diversas sugestões de jogos. Navegue, aprecie e coloque em prática com sua turma, as crianças vão adorar.  FACED/Jogos




Aprender Fazendo


Você deve estar se perguntando: mas como deve ser o planejamento?

Após essa leitura, certamente muitas ideias de atividades devem ter sugido a sua mente. Não existe uma receita, um molde único de como fazer um planejamento, mas agora, a partir dos conhecimentos que adquiriu, faça um planejamento de uma semana para alunos de cinco anos de idade, levando em conta todos os tópicos citados nesse texto.

Utilize sua criatividade, pesquise sobre o desenvolvimento infantil e muito importante: não esqueça de seguir os planos de estudos da escola que leciona. Lá estarão todos os objetivos que devem ser atingidos com a sua turma. Faça seu planejamento com a ideias que você obteve a partir da leitura desse documento aliada às deste texto do blog.

É importante que desde a Educação Infantil o professor faça com que os seus alunos sejam sujeitos pensantes, que consigam ter suas hipóteses e a partir delas as suas descobertas. Como diz Rubem Alves, o grande objetivo da educação é criar na criança a alegria de pensar. E por que não começar pelos pequenos? Assista o vídeo, inspire-se e bom trabalho!





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